domingo, 14 de setembro de 2008

Veja Especial 40 anos


“Quem sou eu? Ah, como me espanto. Nasci pequeno e cresci aos poucos. Só mais tarde cheguei aos extremos.” Millor Fernandes




Em casa de vestibulando, pais são os últimos a saberem das novidades. A edição especial da revista Veja foi distribuída para assinantes em 06/09. A nossa só foi liberada para uso comum quatro dias depois, mesmo assim com a recomendação de devolução tão logo fosse lida.


A citação que abre este texto foi retirada da edição comemorativa dos 40 anos de Veja. Assim Millôr se apresentou aos leitores em 68. Poderia bem ser a apresentação da revista, cuja primeira edição chegou às bancas em 11/09/68. Hoje é a terceira revista de informação mais lida do mundo (a primeira fora dos Estados Unidos) e distribui 1,2 milhões de exemplares semanalmente. Estão lá trechos das principais entrevistas das páginas amarelas no período. Em 1980, um modesto Carlos D. Andrade considerava sua obra falha. Tarsila do Amaral explicou, em 72, que pintou Abaporu apenas para assustar Oswald de Andrade. Médici, em 84, afirmava ter acabado com o terrorismo no Brasil (!). Lá estão a logística e todas as capas da revista, as melhores frases e imagens e um folder destacável das 40 coisas que mudaram nossas vidas em 40 anos.


300 páginas fazem uma retrospectiva dos principais acontecimentos do país, do mundo e da publicação semanal nas últimas quatro décadas. As reportagens dão ênfase a 68, um ano especialmente fértil para o hindsight jornalístico: passeata dos 100 mil, movimento estudantil, terrorismo, AI 5, censura prévia à informação... O passeio pelas décadas permeia informações atuais e a posição da publicação na época. Desemboca em 2008, num excelente quadro comparativo do índice de desenvolvimento humano, telecomunicações, transporte, energia, família, religião, entre outros temas. A maior parte dos anunciantes entrou no “espírito da coisa” e usou o tema 40 anos para divulgar seus produtos.


A edição histórica merece ser lida e guardada com carinho. Imperdível e indispensável.


Edição Especial Veja 40 anos

Ano 41 ( Veja 2077) – setembro de 2008

Editora Abril
ncas) : R$10,00

Nenhum comentário: